sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Renovação de votos / Nascimento nobre

Na primavera da minha vida,
Encontrei-me despido, rodeado de palavras
Ante o silêncio da realidade última
Vociferar e esconder parece mais fácil
Ao iniciado que não atingiu nada.

Perante as forças da natureza
Deixo aqui estes votos
Ofereço tudo o que é meu, que nunca foi meu
À verdade, ao bem, ao labor e à transiência; desejo:
Longa vida e libertação a todos os seres!
Tudo é igual e diferente de tudo o resto.

Deixai-me, se possível
Renascer triliões de vezes,
Em todos os estados possíveis:
Quero ligar-me a tudo !
(Para poder ser algo?)
Se necessário, farei com que
Sobre mim recaia todo o sofrimento do mundo.
Eu neste momento acredito em tudo,
A realidade é só semi-real
A realidade é o que eu tiver força para acreditar que é
A realidade é hiper-real.
A realidade é real.

Mesmo que não haja triliões de vidas para mim,
Haverá triliões de outras vidas que continuarão,
Se tivermos cuidado com o nosso planeta.
Mesmo que eu tivesse nascido uma minhoca
Cega, indefesa, lenta, estúpida, desejosa, bela
Ainda assim já participaria da união divina com tudo o resto que existe.
Incluindo comigo próprio
De infinitas possíveis maneiras
Mas só de uma única maneira real.
Uma única maneira indescritível.

Como a nobre minhoca, adubarei e arejarei a terra fértil da mente liberta!
Como o nobre cão, serei a atenta sentinela contra a ineficácia!
Como o nobre elefante, levantarei todos os obstáculos ao bem!
Como a nobre águia, pairarei no céu fluído da transiência !
Como o nobre humano, serei o jardineiro deste precioso jardim plantado no meio do espaço!

Bem-vindos ao teatro do real. Bem-vindos à sala dos espelhos distorcidos.

Como o nobre ser infernal, serei carne para canhão contra toda a injustiça !
Como o nobre fantasma esfomeado, quererei avidamente purificar todos os seres !
Como o nobre animal, avançarei sem tino, piedade, orgulho ou remorso !
Como o nobre humano, beberei da ambrósia do esquecimento, e lembrar-me-ei, e vice-versa !
Como o nobre semi-deus, invejarei todo o mal para o transformar em bem !
Como o nobre deus, orgulhosamente reflectirei toda a existência !

Bem-vindos à roda que gira sem cessar; bem-vindos ao espaço sem centro.

E se algo faltar, que falte, ou não.
A existência de sofrimento no mundo é intolerável e ofensiva à...ignorância ? Assim como à sabedoria?

Perante as forças da natureza
Deixo aqui estes votos
Ofereço tudo o que é meu, que nunca foi meu
À verdade, ao bem, ao labor e à transiência; desejo:
Longa vida e libertação a todos os seres!
Tudo é igual e diferente de tudo o resto.

Curvo-me perante as provavelmente infinitas divindades criadas e criaturas divinas da realidade.
Dai-me forças e oportunidades para pôr a minha compaixão em prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário